quinta-feira, 5 de julho de 2012




O especialista em especialistas existe?



Senti a necessidade de abrir um espaço para conversarmos sempre às quintas-feiras. Despreocupado. Vou tentar manter viva a ideia. Diante dos compromissos e por acreditar que disciplina é liberdade, o encontro fica - desde já! - com dia certo! Como disse nas primeiras linhas: quintas-feiras.
Não quero ter compromisso de tema ou formato! Deixa só o dia mesmo. Um espaço novo sempre é bom para estimular; evitar a zona de conforto. Quem já acompanha o meu trabalho por lá no Blog do Vilar e no (projeto novo na tv online do site CadaMinuto) o Blog do Vilar Ao Vivo sabe bem o que é isso.
Sempre chegou tarde na onda! Mania de surfista de piscina. Os especialistas falam em morte dos blogs e no surgimento de novas linguagens. Enfim...Como nunca fui do mainstream, muito menos do underground, aprendi que - muitas vezes - especialistas são tão críveis como duendes. Mas, posso correr o risco de estar errado. Confesso: não sou especialista em especialistas. 
Por falar em especialistas, é mágico como eles possuem números para tudo. Tudo é regra com resultado prático. Uma regra para cada coisa. E o que não pode ser medido? Bem, há também especialistas em inventarem réguas. São um barato esses caras. Você sempre topa com eles nas ruas para dizer que você está vestido de forma errada, colocou o que não devia no twitter, falou demais o que pensava e isto pode acabar atrapalhando as suas intenções de “como ser amado e influenciar pessoas”. O livro da moda. A lista dos 10 mais. Cara você não viu?! Acorda! 
Mais que um cover de si mesmo, os especialistas - por exemplo em marketing eleitoral ou em outros tantos marketings - querem fazer de você um fake de si mesmo. E aí, mano velho, qual é o especialista que vai manter teu alicerce?! Vou dar um exemplo: nunca votei no candidato que quer saber o que eu penso para dizer o que quero ouvir. Quem ficou especialista na minha mente e no meu ouvido, ficou cego e mudo para o próprio coração, sentimentos, incertezas e dúvidas. Eu sempre votei no candidato que falou sem saber o que quero ouvir e disse exatamente aquilo que eu não tinha palavras para dizer. Ele pode estar mentindo também, mas creio que possa estar mais perto da verdade...
Falei demais e não falei nada?! É que não devo ser especialista com as palavras...desculpa aí! 
Há os especialistas em criar sucesso também! Entendem tanto da crista da onda, que dispensam sorte e talento em seus cálculos matemático. A régua despreza coração e pulso. Se o sangue corre nas veias por falta de opção, é só criarem as veias e está feito o sentido eterno. Mas, no mundo do sucesso, o sentido eterno nasce e morre a cada semana. Basta alguém querer Tchu! e depois Tcha!; quando cansar se inverte a ordem: agora os especialistas vão estudar táticas para você querer o “tcha” primeiro. Pois, o tchu vindo antes é algo que saiu de moda.
Moda?! É também assunto de especialistas. E assim, são tantos especialistas que eu me pergunto para onde foi o especial?! Especialmente quando há no mundo algumas ilhas em que há um certo povo - indefinido por especialistas - que precisam de uma emoção especial para viver. Lá o coração bate sem réguas, sem underground, sem mainstream...é com este povo que quero me comunicar às quintas-feiras. 
Imaginem que aqui é uma ilha. Toda quinta eu acendo o farol para os marinheiros que fabricam naus artesanalmente e esquecem a bússola na hora de viajar, para que a gente se encontre para um café virtual. Por vezes, ando tão perdido nesse mar de especialidades. Confesso! Aliás, esquecem a bússola que nada. Eles não possuem bússola, são especialistas em evitar a zona de conforto. Especialistas?! Que nada! São especiais. Ainda acredito nisso. Por isso tento ser um de vocês, guardando o sentido da palavra AMAR, fazendo desta arte um ofício. 
É com vocês que o papo é reto. 

6 comentários:

  1. Aguardo mais posts - mas é tanta babaquice minha que antes de cada frase espero 4 minutos para escrevê-la --

    já tentei deixar esse costume de lado e comecei a trabalhar isso -
    quando respondi a um amigo Irlandes que ele estava louco quando dizia que era quase 90 graus --

    só por alguns momentos acreditei que estava certo - me recuperei e entendi que a régua dele é diferente da minha - mas não precisava de nenhuma régua pra entender que era calor p caraio do mesmo jeito --

    ótimo post @lwisster (twitter)

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, Vilar....

    Isso pq especialistas não existem, primeiro pq se assim se veem já não são por fecharem as portas ao novo, ao desconhecido; segundo pq se assim não se veem, é pq não são mesmo... o que é infinitamente mais sensato, visto que se tornam eternos aprendizes nesse mundo repleto de conhecimento desconhecido!

    Já to ansiosa pela próxima quinta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Obrigadão! É por aí, vou virar um especialista em quintas-feiras!

      Excluir
  3. Eu não sou especialista em coisa alguma, e acho que nem quero. Quero é ir vivendo, adquirindo experiência aqui e ali sobre os mais variados temas, com essa sede insaciável por conhecimento, por sabedoria, por alegria, por amor, por... vida!

    Adorei o seu cantinho, Vilar! Estarei aqui todas as quintas. Gostei dessa ilha. ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  4. Grande Lula Vilar. Um prazer enorme, saber que está abrindo mais um espaço onde podemos encontrar seus textos maravilhosos. Muito feliz com isso. Grande abraço, irmão e muito sucesso, sempre.

    ResponderExcluir