quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sempre por inteiro!


Não sei me colocar por metade no que faço. Sempre fui por inteiro. Fiel aos meus sentimentos, arquei com as consequências de cada esquina dobrada, carrego o peso de ser fruto das estradas escolhidas, sozinho...com todas as minhas circunstâncias. Por vezes, caminhos longos pareceram não me levar a nada. Mas, a análise de contabilizar ganhos, sem levar em consideração as perdas é por demais errada. Engana, não nos deixa ver o quanto os tropeços foram importantes até se aprender a correr!
Estou pronto para maratonas. Ainda que perca alguns 100 metros rasos! (Claro que isto é uma metáfora diante do meu peso).
Se não fossem os tropeços, bater de cara com o muro por tantas vezes, a vida não me colocaria diante do que sou agora. Cada gota de suor, sangue... carregou - em sua pequena parte - o inteiro, o meu completo, a doação excessiva, exagerada, que ainda assim pode ser pouco, mas foi de mim tudo o que tenho a doar.
Foi assim, em cada segundo, em cada mínima fração de tempo! Com uma lupa sobre os acontecimentos é possível perceber que suas engrenagens se encaixaram - erros e acertos; perdas e danos - assentando cada paralelepípedo de um caminho que trouxe a minha vida as pessoas que amo. Conhecer o amor? Nunca se conhece por completo, mas tangenciar este entendimento já é um luxo concedido a poucos. Todas as minhas quedas foram propícias e essenciais para me ensinar a valorizar sentimento tão nobre.
Hoje, carrego saudades cheias de presença. Dói, mas me tornam mais forte com seus ensinamentos. Ensinaram-me que nos piores momentos é que mais encontrei em mim o que doar ao semelhante; e ao me doar, multipliquei o que já achava não mais ter: força de seguir em frente, razão, sentido, motivo e tudo aquilo que cobramos da vida e que vive escondido dentro de si mesmo. 
Devo a tantas pessoas o eu que sou hoje. Seja os que contribuíram com o bem e os que me fizeram mal, ensinando-me a não desejar a ninguém o que naquele exato momento me ocorria. Hoje, compreendo o quanto todos foram fundamentais. Só mesmo os tolos desprezam a dor na busca eterna de um prazer efêmero. Suas vidas são vazios de prazeres artificiais; abismos em que se obrigam a estarem em eterna suspensão para não darem com a cara no chão. Uma hora vem a conta. O preço é muito alto.
Escolhi fugir desta tolice. Apego-me mais a filosofia e aos poemas que aos anti-depressivos; apego-me mais aos amigos e as conversas longas que os risos fáceis em mesa de bar. Apego-me mais ao que há de se contemplar diante dos milagres cotidiano que são os mistérios de estarmos aqui por conta de uma sucessão de acasos do que às respostas dogmáticas com a finalidade de criar uma zona de conforto com o intuito de beneficiar psuedo-pastores diante de incautas ovelhas. 
Escolhi o caminho mais difícil, eu sei! Mas, quem teima em usar mapas, não encontra caminhos; refaz caminhos (quase sempre sem ser os seus). Forja atalhos na busca de evitar - eternamente - a si mesmo. A mentira para si mesmo é um labirinto, mas sem o novelo de Teseu. Aos poucos se perde lá dentro, se perde ao ponto de esquecer que existe uma verdade que ainda inalcansável em nada tem a ver com a mentira na qual passamos a acreditar. Platão já disse isso em sua alegoria, ao falar da tal caverna. Tantos outros também disseram. 
Eu - que ainda sei crer no impossível, na função exercida pelas utopias para nos indicarem os nossos próprios caminhos - abdico com prazer da zona de conforto, lanço-me por inteiro em desafios que muitas vezes imponho a mim mesmo. Em grande parte deles, cometo erros, equívocos, mas são estes que me dizem assim: o amor só se constitui desta força sólida agora em função de todas as porradas levadas pelo caminho. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Luis Vilar, o meu entendimento é que a vida é para quem sabe ser por inteiro diante de qualquer situação. Temer uma queda, um sofrimento em razão de algo não querido é mostrar que não está preparado ou não quis ser por inteiro. As quedas, os sofrimentos e as decepções existiram, porém se você agiu (viveu) por inteiro não há motivo para arrependimento. Imagino que várias pessoas quando lerem esse texto irão sentir que a mensagem foi escrita para cada uma. Muito bom!

    ResponderExcluir