quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quais as novidades da tua próxima novidade?


Explorando os recursos de todos esses aparelhos eletrônicos que nos cercam - iPhone, iPad, computadores, smartphones e por aí vai... - eu fico impressionado no quanto a humanidade avançou. Sempre penso cá comigo mesmo: “caraca, os caras são loucos mesmos, olha o que eles fizeram?”.
Para mim, de uma geração que veio do vinil, do k7, do VHS, os donwloads ainda são pequenos milagres. Estranho por vezes (sim, eu já fiz isso!) não enfrentar uma gigantesca fila em uma loja para a compra de um vinil tão esperado. Estranho por vezes não passar horas com o rádio ligado esperando passar a música certa para apertar o REC e tê-la na minha fita K7. Isto quando não ficava puto por conta do locutor falando no meio da música. Quem é do meu tempo sabe bem o que é isso!
Avançamos demais. “Caraca, os caras são loucos mesmo, olha o que eles fizeram?”. Mas, tipo: “avançamos para onde?”. Tantos suportes eletrônicos já cria uma geração de “webnativos”, de “e-humanos”. Tudo (no caso de alguns aparelhos, literamente) na ponta dos dedos! Abrem tantas portas para o conhecimento, mas - proporcionalmente - são abertas muito mais portas para a imbecilização do humano. 
Para onde estamos indo? Onde esses “caras loucos” com a determinação de colocar em nossa mesa de cabeceira o que há uma década, há dois anos, há dois dias, era impossível vão nos levar? Em 1963, Jonh Kenedy dizia: “no final desta década colocaremos o homem na lua”. A determinação mostrou seu efeito...
O que prova que somos caras loucos sempre conseguindo colocar o impossível para uma geração dentro do campo das possibilidades da geração seguinte. Avanços que talvez os nativos de uma época não enxerguem, mas aqueles que estão no campo da transição podem observar muito bem e fazer render milhares de questionamentos produtivos. Pois é, mas parece que anda faltando tais questionamentos que transcendam as maquininhas e nos revelem para além delas...
Sempre, sempre nos deparamos com o novo. Se deparar com o novo não é novidade alguma. Aliás, vai vê esse culto à novidade é mais um mito. Mas, tipo, quando enxergarmos do que nossa determinação é capaz; quando enxergamos uma meta; investimos em um sonho e nos colocamos a caminhar para isto, enxergaremos de forma bem clara a transcendência de colocarmos invenções maravilhosas em nossas cabeceiras, de termos obras geniais ao longo de séculos que perduram com o direito a serem chamadas de clássico...sim, enxergaremos!
Será que não chegou o tempo, diante de tudo o que já provamos ser capazes de fazer - seja o feio ou belo - de comprarmos, cada um de nós, a determinação de um mundo melhor. Vale ressaltar que a próxima geração terá isto como se fosse nativo. Olha só...mas, mesmo sendo mais difícil, parece ser mais fácil termos um celular com hologramas ainda no final deste mês. Você duvida? Do mundo melhor eu sei que você duvida. Eu falo do celular, evidentemente. Holograma, olha só? Já pensou? Talvez minha filha diga: “holograma, pai? Algo tão natural. Vimos tanto isto na escola!”.
Que a nossa determinação nos traga algo extraordinário, para além da customização das máquinas. Que alguém possa dizer: “em uma década colocaremos mais humanidade e educação por estas bandas”. É tão fácil quanto baixar um aplicativo, pois - por incrível que pareça - o início de tudo pode estar em teus pequenos atos. Posso ser um idiota acreditando nisso. Mas, me xinguem assim ó: “caraca, o cara é louco mesmo, olha o texto que ele fez?”. É, eu sei: fazer textos com tantos caracteres assim é coisa antiga, blog também é coisa antiga já, né não? Pena que a intelorância, a incompreensão, o desamor e a ausência de educação, a guerra, a fome...também não sejam coisas antigas, né? Que pena...mudando de assunto: quais são mesmo as novidades do iPhone 5? Bah, antes do meio do ano que vem o que te espanta será coisa antiga. Mas, o que te espanta mesmo? Eu sigo espantado com coisas antigas, olha só...

Nenhum comentário:

Postar um comentário