sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Coragem que é de coração!


Coragem sempre me pareceu sinônimo de “agir com o coração”. Nem sei se há algo - falando de etimologia - que remeta a isto. Sei que “cor” é coração. E “agem” é do verbo agir. Então, admitamos: quando as batidas do coração falam mais alto, agem por si só, indicam por onde desbravar. Sempre acreditei nesta voz interna e isto nada tem a ver com crenças transcendentais, mas sim com o fato de sermos desconhecidos - por muitas vezes - de nós mesmos. 

As turbulências do mar - pois sempre é turbulento. Há decisões importantes a cada segundo apesar da aparente calmaria - sempre nos cobra esta coragem. Caso contrário, frustramos a nós mesmos com nossas escolhas e acabamos ficando presos dentro delas. Lamentando rumos, caminhos, escolhas, enfim...por medo de encarar a coragem ficamos traçando planos em cima do mapa do tesouro sem nunca sair do lugar. Tantos caminhos entre o “onde estamos” e o “xis”, mas sem sair do lugar.

Entra na história do: falar é fácil; fazer é que é foda! Ou do sempre esperar o momento certo para fazer? Qual é o momento certo cara pálida? De esperas por momento certo se deixa de lado uma vida inteira. E o tempo é um cruel senhor dos destinos (ou do acaso! Vai saber!). Saiba: não há tempo perdido. E é justamente por isto que a centelha queima. É fogo que se espalha e não há tempo a perder. Entre vestir a coragem e vestir o paletó de madeira está o significado da vida. Se não é transcendental, nós criamos. Mas seja um, ou o outro, estará sempre nesta lacuna. Sacou?

Não dá para tirar solo de guitarra sem corda. Não dá para aprender violão sem ter calo nos dedos. Não dá para assar pão com o forno aberto. Não dá para seguir sem coragem. Pode até fazer algo para existir, mas duvido que seja possível viver em seu sentido mais amplo. Coragem, obstinação e fé em si mesmo. Um tripé de fundamental importância. Sobretudo quando você está nos dias de caminhar contra a multidão e em silêncio. Ir contra a maré requer remar mais forte e - advinha! - ter muito mais coragem. 

Gosto do verso de uma canção do Raul Seixas: “Coragem, coragem, coragem...se o que você quer é aquilo que pensa e faz. Coragem, coragem, eu sei que você pode mais”. Simples, mas é isto. De coração e com ação, você pode mais. Lembra das margens daquele precipício? A olho nu era impossível pular. Parecia o fim do mundo. Mas com os aparelhos sofisticados da coragem, o precipício ficou para trás. Pontes que sabe-se lá depois como você conseguiu construir, mas fez! 

No final das contas já foram tantos fins de mundo que a coragem fez do coração meio que uma arca de Noé. Guarda o que é bom. Deixa mais um dilúvio passar. Depois que dobrar a esquina, as ruas que foram desertas, que meteram medo, que nos deixaram atordoado, enfim...farão sentido, daremos sentidos a elas com o sabor das novas conquistas. Aliás, se eu não tivesse passado por onde passei fatalmente aqui não estaria. É pouco e simples, mas é de coração. 

É isso! 

Um "pê" "ésse":

Ah, e um amigo me disse assim: “Cara, eu gosto do Conversas de Quintas, mas tipo os textos são muito longos para a internet. Sabe como é: a galera tem pouco tempo, muito link, textos curtos te ajudariam a alcançar mais leitores”. 

Caramba, eu digo agora: coragem de não me moldar ao que o tempo pede, mas seguir com o que eu acredito. Parece loucura, utopia ou quixotesco, mas sempre acreditei que a minha maior prova de respeito ao meu leitor é não pensar nele enquanto escrevo. Se é que alguém me entende! É por isso que respeito demasiadamente quem aqui vem, ou quem vem no outro blog “profissional”. 

É o seguinte: eu estou oferecendo um xícara de café e um bom papo. Respeito se alguém quer água, frase feita e silêncio. Mas não é isso que emociona as cordas do meu violão. Logo, coragem para desligar o rádio quando começar a música da moda. :) Vamos para uma outra frequência... 


4 comentários:

  1. Obrigada por este texto-sacolejo, Lula Vilar! E avante, porque água é fácil de encontrar; já uma revigorante xícara de café e uma prosa interessante, não. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Textos riquíssimos como esse é que faltam nos LINKS da vida! Coragem e segue em frente meu amigo, porque a sua consideração a nós leitores é certamente o nosso maior ORGULHO!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do Conversas de Quinta que tem textos excelentes. Parabéns, Luis Vilar. Hoje, em especial, senti que o texto confirmava minha opinião sobre coragem. Nada na vida é fácil, a coragem é fundamental para tomar as decisões necessárias a cada momento.

    ResponderExcluir